segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Origem da palavra quipá


Origem  da Palavra
Quipá
           
            Este município integrava a grande faixa de terra que, no passado, foi ocupada pelo Quilombo dos Palmares. A denominação do município é uma currutela de Quipacá, de origem africana. A palavra vem segundo alguns historiadores que defende uma das teses, de que vem de um africanismo, significando corruptela, refugio, guarida ou coito de vagabundos, quilombo dos palmares, era constituído por um considerável movimento de escravos, que fugindo da casa de seus senhores refugiaram-se nessa região visando proteção.
                           Longa história que começa antes de ter-se notícia dessa região. Tudo aconteceu quando um dia, em algum engenho pernambucano, um negro sentiu a escravidão na qual seu povo tinha sido submetido, e achou que deveria lutar pela liberdade dele. Esse negro Chamou-se “Zumbi”, e incentivando os demais escravos, fez com que fugissem com ele.
                            Ao avistar uma região tão parecida como a sua África Natal, Zumbi resolveu estabelecer-se naquela terra ainda desconhecida de seus inimigos brancos. A região foi chamada algum tempo depois de “SERRA DOS QUIPAPÁS” (plural de Quipapá). Um novo reino foi ali edificado, tendo Zumbi no comando.
                         Zumbi organizou um acampamento numa região denominada de Palmares, por possuir grande vegetação de palmeiras. Esse acampamento foi chamado de macacos e tornou-se a capital do Quilombo dos Palmares. Era um magnífico ponto de esconderijo e excelente lugar de moradia para os fugitivos que formavam assim a tróia negra, lugar fácil para se obter alimentos na mata com rios cheios de peixes, caças, etc... Ponto estratégico graças a sua topografia, caracterizada por montes e vales, dando assim início a colonização dos negros junto com fugitivos holandeses, índios e outros. Zumbi conseguiu fugir para as montanhas que separa Pernambuco de Alagoas. Depois de longa caminhada, Zumbi descansa no cume da serra. Pela sua vegetação rasteira e espinhosa, onde predominava o espinho “QUIPÁ”, Zumbi batizou a serra de “QUIPÁ-QUIPÁ”.                 
                         Ao tomar conhecimento do que ocorriam, os senhores de engenho foram ao Governador comunicar a resistência dos negros. Iniciou-se o cerco. Os negros foram derrotados e caíram no poder do Capitão Mor, Bernardo Vieira de Melo. 
                         Vendo o grande problema que estava acontecendo no interior do estado, o governador de Pernambuco, na época Pedro de Almeida, ordenou que fosse invadida e destruída a cidade dos macacos.
                      Também existe outra tese, e de que possa  estar  derivada da  planta  que e cheia de espinhos QUIPA, apesar de não  existir esta arvore na região, e que só se tem conhecimento dela no sertão .

Até a próxima e fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário