quarta-feira, 3 de abril de 2013

Batinas de Sangue.

Robson Albuquerque Santana
 Quanta desgraça acontece em nosso meio devido a fofocas...muitas delas nunca comprovadas,pessoas com a desculpa de querer ajudar ou até mesmo fazer o que é certo, entrometem-se na vida dos outros trazendo infelicidade e mudando a historia para sempre!
Quem nunca errou que atire a 1ª pedra!


   Batinas de Sangue


   No dia 20 de Julho de 1957 o Bispo Dom Expedito Lopes era assassinado no Palácio Episcopal de Garanhuns pelo então pároco de Quipapá Padre Hosana de Siqueira e Silva.
Dom Expedito,Durval Albuquerque em meio ao alguns quipapaenses 

Padre Hosana de Siqueira e Silva

Destacamento responsável pela  prisão de Padre Hosana
Dom Expedito Lopes foi alvejado com 3 tiros sendo dois região torácica e um no braço esquerdo,foram feitas varias transfusões.Dr.Francisco Figueira prefeito de Garanhuns na época mandou trazer uma equipe medica do Recife, todos esforços foram feitos para salvar a vida do bispo,sem sucesso ouve uma colapso de pressão  arterial e perda o pulso fazendo com que o bispo entrasse em coma e vindo a falecer as 02:15 da madrugada terça-feira do  dia 02-07-57.
Velório de Dom Expedito Lopes.

                Depois de passar por três julgamentos sendo no primeiro condenado a 2 anos e meio o julgamento foi anulado, no 2º julgamento Hosana foi absolvido e no terceiro julgamento dia 06 de dezembro de 1963 é condenado a 19 anos,cumprido 11 anos dois meses e 4 dias de sua pena.

Padre Hosana é condenado a 19 anos.
No dia 07 de  novembro de 1997 Hosana volta para sua casa no município de Correntes.
E no dia 08 de novembro Hosana é assassinado a pauladas no interior de sua casa.

Hoje Dom Expedito é lembrado através dessa homenagem do povo de Quipapá.

Um comentário: